Vereador Nilcélio Sá solicita tombamento da Capela Nossa Senhora da Conceição

WhatsApp-Image-2017-09-06-at-14.51.57.jpeg

O presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Nilcélio Sá, reforçou nesta semana, a indicação legislativa feita em fevereiro deste ano, quando solicitou que o Poder Executivo providencie o tombamento da capela do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição.

O documento foi entregue no dia 08 de fevereiro à Procuradoria Municipal e ao prefeito Josimar Salles. “Enviei requerimento ao Poder Executivo para que a capela passe a ser um patrimônio cultural e histórico da nossa cidade. Na última terça-feira, dia 05, reforcei o pedido. Mas em conversa com o prefeito, ele já havia se mostrado sensível e interessado em fazer este reconhecimento. Acredito que o tombamento vá acontecer. Com 124 anos de existência, a capela é mais antiga que o próprio hospital e tem uma importância histórica muito grande para nossa cidade”, justificou o presidente da Casa Legislativa.

De acordo com a historiadora Cinara Jorge, antigamente não existia o prédio do hospital no alto do morro. Só havia a Capela e foi por causa dela que o povo chamava este local de Morro da Conceição. Um grupo de voluntários se reuniu para custear a construção da capela, que foi inaugurada em 11 de maio de 1893.