Vereador Gustavo Carvalho convida diretor do Saaetri para esclarecer dúvidas

Gustavo-Carvalho.jpg

Diretor da autarquia falou sobre falta d’água em alguns bairros; investimentos a curto, médio e longo prazo; caixa encontrado na autarquia e débito com concessionária de energia elétrica

Atendendo ao convite do vereador Gustavo Carvalho, o diretor do Saaetri (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Três Rios), Jean Louis Silveira, esteve na Casa Legislativa trirriense nesta quinta-feira, dia 10.

“Quando realizei a convocação do diretor do Saaetri, nosso objetivo era entender o motivo de tanta reclamação sobre falta d’água no município. Muitos bairros estão passando por este problema, principalmente os bairros que ficam nas partes altas. E num período de pandemia, onde a água é um grande aliado no combate a este vírus, não podemos permitir que as famílias sejam castigadas deste jeito”, justificou o vereador proponente do convite, Gustavo Carvalho.

Acompanhado da equipe técnica, o diretor do Saaetri apresentou aos vereadores a situação encontrada pela equipe no início da gestão. Além de equipamentos obsoletos, Jean mostrou a necessidade urgente de reformas em algumas estações de tratamento, falou sobre a necessidade de investimentos a curto, médio e longo prazo para que os problemas sejam solucionados e, até, na possível parceria público-privado, em determinadas situações.

Jean falou também sobre o valor encontrado no caixa da autarquia em janeiro deste ano: R$ 396.253,00. Em janeiro e junho do ano passado, por exemplo, o valor era de R$ 2.698.876,02. Além disso, atualmente a autarquia possui contas em aberto com a concessionária de energia elétrica Light, nos valores de R$ 490 mil, R$ 600 mil e R$ 627mil.

“Na verdade, após a explanação do diretor do Saaetri, entendemos o motivo de muitos investimentos não estarem sendo realizados. Na verdade, a autarquia não consegue avançar muita coisa com o valor em caixa. Esperamos que nesta nova gestão, estes problemas sejam solucionados e que os investimentos necessários sejam feitos.  Entendemos que o sistema que foi projetado há 50 anos, precisa de reparos e de investimentos milionários. E com certeza a Casa Legislativa trirriense está aqui para apoiar no que for necessário para melhorar este serviço. O que não podemos conceber é o contribuinte pagar a conta e não ter o serviço fornecido”, enfatizou o vereador.

Durante a apresentação, os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas em relação ao fornecimento de água. O diretor adiantou inclusive, que as equipes já estão atuando para solucionar os problemas mais urgentes do Monte Castelo e Nova Niterói. Posteriomente atuarão nos Barros Franco, Rua Direita, Jaqueira, Morro dos Caetanos e Cidade Nova.

Finalizando a participação, Gustavo agradeceu a presença do diretor do Saaetri. O presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Ercules Rodrigues Monteiro (professor ERquinho), também agradeceu a presença da equipe do Saaetri e equipe, do vice-prefeito professor Jacqueson Martins e encerrou a sessão legislativa.