Secretária de Saúde apresenta atendimentos de 2020 e esclarece dúvidas sobre decreto municipal

Foto-1-4-scaled.jpg

Vereadores perguntaram sobre número de leitos disponíveis, retorno às aulas, autorização para atividades físicas e funcionamento do comércio

A secretária de Saúde e Defesa Civil de Três Rios, Izabel Aparecida Mendonça Ferreira, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, dia 25. A representante do Poder Executivo fez a apresentação do relatório do último quadrimestre de 2020 e falou sobre o decreto divulgado na última quarta-feira, dia 24.

Inicialmente, a secretária apresentou aos vereadores os serviços prestados pela Secretaria de Saúde entre setembro e dezembro do ano passado. Alguns serviços tiveram uma queda significativa devido à pandemia.

Após apresentar os últimos números da gestão passada, a secretária esclareceu algumas dúvidas sobre o decreto, que prevê o fechamento do comércio às 18h e proíbe encontros religiosos. De acordo com Izabel, o município está na bandeira vermelha devido ao alto contágio, recentes mortes contabilizadas e a impossibilidade de acolher mais pacientes positivados.

A secretária informou, inclusive, que na última quarta-feira foram transferidos cinco pacientes para o município de Vassouras, por não ter mais vagas no Centro Covid, UPA Três Rios (Unidade de Pronto Atendimento) nem no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição.

Sobre o retorno às aulas, a representante do Poder Executivo informou que não vai ser liberado enquanto não mudar a bandeira e, que, nem todas as escolas privadas estão dentro das normas sanitárias exigidas.

Em relação aos encontros religiosos, Izabel Aparecida informou que juntamente com os vereadores Professor Anderson Muriçoca e Ana Clara Araújo, ouviu as demandas dos pastores e, que na próxima segunda-feira, dia 1º de março, volta a se reunir com o grupo para decidir sobre o novo decreto tratando do assunto.