Comissão de Saúde alerta para importância de intensificar cuidados com mosquito transmissor da dengue

DSCN9872.jpg

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Três Rios alerta para a importância de se intensificar os cuidados com a dengue, com a chegada da primavera.

“Neste período em que a larva do inseto aproveita-se do calor e água acumulada para multiplicar-se, solicitamos à população trirriense que faça vistorias constantes em suas residências e locais de trabalho e que adotem o hábito de eliminar os focos de água”, resumiu o presidente da Comissão de Saúde, o médico e vereador Rafael Brasiel.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no último boletim epidemiológico divulgado, houve redução de 90,3% dos casos de dengue; 95,3% de Zika e 68,1% de chikungunya em relação ao mesmo período de 2016.

A participação da população nesse processo é fundamental. Nenhum poder público pode enfrentar sozinho a eliminação dos focos do mosquito transmissor, Aedes Aegypti. O cuidado dever ser constante, em especial a eliminação de locais com água parada e criadouros com mosquito.

“Eliminando os focos do mosquito transmissor vamos diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya. Esta é uma questão que também merece atenção do Poder Legislativo, trabalhando na conscientização da população, fiscalização das medidas preventivas e parcerias com o Poder Executivo. Ano passado, por exemplo, a Região Sudeste registrou mais de 37 mil casos de dengue. Temos que trabalhar para erradicar os focos na nossa cidade”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Nilcélio Sá.

Confira algumas dicas:

• Mantenha a caixa d´água tampada;
  • Pratinho de vaso de planta sem água ou com areia até a borda;
  • Mantenha a lixeira tampada;
  • Lave com bucha e sabão em água corrente, os vasilhames dos animais domésticos;
  • Manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada;
  • Lave bem o suporte de garrafão de água mineral;
  • Não acumule lixo;
  • Trate a água da piscina com cloro; não deixe água acumular nas calhas;
  • Descarte corretamente os pneus.