Zimar fala sobre trabalho de prevenção da proliferação do aedes aegypti

Zimar-no-Dia-D-2.jpg

Vereador falou também sobre a valorização dos agentes comunitários de saúde e agentes endêmicos

Após aprovação do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a reajustar o salário dos agentes comunitários de saúde e agentes endêmicos, o vereador Josimar Ribeiro Alves (Zimar) que atua há 22 anos no Setor de Endemias, falou sobre a importância do reconhecimento.

“Primeiro precisamos agradecer aos meus pares que, entenderam a importância do projeto e votaram no mesmo dia em que foi encaminhado pelo Poder Executivo. O reajuste do piso salarial dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde – Lei 13.708 – é uma maneira de reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelos agentes. Agradeço ao prefeito Josimar Salles e à secretária de Saúde Alessandra Ferreira pelo empenho no projeto. O Setor de Endemias tem trabalhado duro para conter os possíveis focos. No entanto, precisamos reforçar a conscientização da população de que dengue, zika e chikungunya não são brincadeiras e podem matar”, disse o vereador Zimar, que compõe a Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vereadores de Três Rios.

Na ocasião, Zimar citou também algumas conquistas da Vigilância Ambiental em Saúde nos últimos meses: “O setor tem tido grandes conquistas e precisamos ressaltar a atuação do prefeito Josimar Salles, que tem dado total atenção para esse caso, tem acompanhado de perto o trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti e não tem medido esforços para evitar uma possível epidemia das doenças. Nestes três meses deste ano, conseguimos zerar as solicitações de dedetização feitas por moradores e que estavam pendentes. De janeiro até agora foram utilizados 120 kg de veneno para ratos; renovamos o estoque de equipamentos de segurança, dando mais segurança aos funcionários; aquisição de novos uniformes e crachás para equipe – possibilitando a identificação dos funcionários nas visitas domiciliares; compra de máquinas de UBV costais, que atendem localidades com difícil acesso para o maquinário pesado; parceria com o Governo do Estado, que possibilitou no empréstimo por tempo indeterminado de dois veículos equipados com maquinário de UBV; curso de capacitação para os agentes de pontos estratégicos, fortalecendo e agilizando o combate das arboviroses”, enumerou o vereador.

Juntamente com as conquistas, os agentes têm realizado um trabalho de conscientização junto à população, atuando em áreas críticas e minimizando o surto das doenças transmitidas pelo aedes aegypti. “Mais uma vez ressalto a importância de combatermos os possíveis focos para que não tenhamos epidemia dessas doenças esse ano. As ações da Vigilância Ambiental continuam e estão intensas, mas são hábitos diários de cada morador dentro das casas que fazem a maior diferença para que não haja criadouros e, consequentemente, a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypt”, ressaltou Zimar