Vereadores unem forças para retorno das aulas no CVT e Faeterj Três Rios

WhatsApp-Image-2017-04-12-at-13.41.33.jpeg

Na última terça-feira, dia 11, uma comissão montada por funcionários da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro) e CVT (Centro Vocacional Tecnológico) participou de uma reunião na Câmara de Vereadores, para abordar a situação da unidade. A falta de pagamento e acordo tem prejudicado a conclusão de curso de aproximadamente 60 alunos no Ensino Superior e centenas dos cursos profissionalizantes.

Além dos diretores das unidades, Flávio Duarte e Paulo Buzan, participaram do encontro professores de diversos cursos. “A situação hoje é complicada. Os professores concursados e contratados estão há dois meses sem pagamento e sem 13º salário de 2016, não temos agentes administrativos e não temos quem faça a manutenção do espaço. A empresa terceirizada que prestava serviço de limpeza demitiu os 25 funcionários no último mês e até agora não deu baixa nas carteiras. A última informação que nos passaram é que folha de pagamento dos professores ficará junto com a da Seedec (Secretaria Estadual de Educação), que recebe na próxima segunda-feira, dia 17, mas não temos certeza. Temos alunos do Ensino Superior que precisam de apenas um semestre para concluir a faculdade. Precisamos de ajuda para resolver esta situação e manter o ensino de excelência que a unidade sempre prestou”, resumiu o diretor, Paulo Buzan.

Preocupado com a situação, o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Nilcélio Sá, colocou-se à disposição para tentar solucionar o caso. “Estamos falando de pessoas que trabalham o dia inteiro e se preocupam em concluir o curso superior ou um curso profissionalizante para melhorar a renda, mas que agora estão vendo seus esforços sendo inutilizados por conta desta dificuldade financeira que o Estado do Rio está enfrentando. Junto com os demais vereadores, vamos traçar uma meta para ajudar esta instituição que tanto tem contribuído para a formação intelectual e profissional de centenas de pessoas da nossa região. Esta não é a primeira, nem será a última reunião e tenho certeza de que contaremos com a ajuda de todos os vereadores, em especial da Comissão de Educação desta Casa Legislativa, nesta empreitada”, disse o vereador Nilcélio Sá.

O vereador Fabiano Oliveira, que também participou do encontro, colocou-se à disposição para acompanhar a comitiva da Faeterj, numa reunião com o deputado estadual Comte Bittencourt, que preside a Comissão de Educação da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. “Temos que nos esforçar ao máximo para que a unidade do CVT Três Rios não feche. Estamos falando de um espaço que capacita profissionais para o mercado de trabalho, e que é para muitos, uma porta que permite a conquista de um emprego, a promoção na empresa. Enfim, uma instituição que tem contribuído para o crescimento da nossa região”, disse.

“Agradecemos aos vereadores que tem nos dado atenção e tem sido sensíveis a nossa luta, em especial ao presidente Nilcélio Sá. A Prefeitura Municipal também tem se esforçado para nos ajudar, mas acreditando que unindo esforços vamos conseguir suprir nossas necessidades para o retorno das aulas e evitar o fechamento definitivo da unidade”, finalizou o diretor Paulo Buzan.

Representando a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, participaram: Luiz Alberto, presidente; Rogério Camarinho, relator e Fabiano Oliveira, suplente. Também estiveram no encontro os vereadores Juarez Pereira, Jonas Mascarenhas, Josimar Ribeiro Alves (Zimar) e Francisco Carlos Gama (Bill).