Vereadores participam de reunião no Ministério Público e tiram dúvidas sobre a Educação trirriense

Educação-no-MInisterio-Público-2.jpg

Para o próximo ano, Secretaria Municipal de Educação prevê mudanças na distribuição das vagas nas creches

 

Nesta quarta-feira, dia 09, os vereadores de Três Rios participaram de uma reunião no Ministério Público para tirar dúvidas sobre o plano de trabalho da Secretaria Educação do município.

Dentre os assuntos discutidos, estavam a distribuição das vagas nas creches e a inclusão de 25% da demanda de alunos da Educação Infantil, que não foi absorvida pela Rede Municipal de Ensino, totalizando 276 alunos. Uma das possibilidades para resolver esta questão é a transição do Ensino Médio para a Rede Estadual de Ensino.

Segundo a secretária de Educação, Hélida Siqueira, esta mudança possibilitará que mais vagas sejam criadas na Rede Municipal de Ensino, já que a responsabilidade do município é a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O município não recebe repasse de verbas para os alunos do Ensino Médio.

“Foi uma reunião bacana, onde pudemos esclarecer várias dúvidas e pontuar dificuldades que tomamos conhecimento através do contato diário com a população. A secretária de Educação, sempre muito solícita, nos apresentou a situação da Educação trirriense e já está pensando em formas de melhorar este serviço. Com algumas readequações conseguirá atender a demanda reprimida já no próximo ano, criando novas vagas”, anunciou o presidente da Câmara de Vereadores, Nilcélio Sá.

Durante a reunião ficou combinado que dentro de 45 dias, a secretária apresentará um esboço do plano de ação que vai sanar a questão da demanda de vagas e a possível municipalização do Colégio Roberto Coelho Pedroso, no Cantagalo.

“A reunião foi bastante proveitosa, mas o assunto precisa ser debatido com muita atenção, sempre pensando no bem-estar e futuro dos nossos estudantes”, disse o presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Três Rios, Luiz Alberto Barbosa.

Além dos representantes do Ministério Público, participaram do encontro os vereadores Jonas Mascarenhas Macedo, Juarez de Souza, Robson de Souza, Rogério Camarinho, Nilcélio Sá, Isaías de Oliveira, Luiz Alberto Barbosa, a secretária de Educação, Hélida Siqueira e representantes do Conselho Municipal de Educação.