Vereadores participam da apresentação do Projeto Qualifica RJ e reivindicam que cursos gratuitos sejam oferecidos em Três Rios

Rogério-e-Juarez-no-Qualifica-Rio.jpg

Rogério Camarinho e Juarez da Saúde irão realizar audiência pública para discutir o assunto e pleitear cursos oferecidos pelo Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda

Os vereadores Rogério Camarinho e Juarez de Souza (Juarez da Saúde) participaram nesta sexta-feira, dia 09, da apresentação do Projeto Qualifica RJ, criado pelo Ceterj (Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado do Rio de Janeiro).

Embora o município trirriense não tenha sido contemplado na primeira etapa do projeto, os vereadores entenderam a importância do Qualifica RJ e participaram do evento com o objetivo de propor uma audiência pública na tentativa de somar com o projeto e contemplar aos moradores de Três Rios com os cursos de qualificação gratuitos.

O encontro foi realizado na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e os dados foram apresentados pela coordenadora do Fórum de Desenvolvimento da Alerj, Geiza Rocha. O levantamento, realizado pelo analista de políticas sociais da Superintendência do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Eduardo Medeiros, apresenta as demandas de qualificação profissional dos municípios.

“Como representantes da população trirriense e sabendo da realidade da nossa cidade e região, participamos desse encontro que contou com a participação de representantes de todo o Estado do Rio de Janeiro e de diferentes instituições e, falamos sobre o interesse em implantar o projeto em Três Rios. O objetivo é atender tantas pessoas que estão desempregadas e precisam de uma recolocação profissional”, justificou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho.

Dentre as instituições representadas no encontro estavam: Fecomercio, Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica).

Durante o evento, o vereador Juarez da Saúde, propôs a realização de uma audiência pública em Três Rios com o objetivo de identificar as demandas dos empregadores e estudar uma maneira de implantar o projeto na cidade. “O Qualifica RJ é de grande relevância para nosso estado. E, propondo a audiência, o objetivo é garantir que os postos de trabalhos gerados aqui, sejam ocupados pelos nossos jovens em situação de vulnerabilidade. Inclusive, o analista da Superintendência Regional de Trabalho, Eduardo Medeiros, já colocou-se à disposição para participar da audiência pública que, sem sombras de dúvidas, irá nortear os planejamentos para implantação do Projeto Qualifica RJ em Três Rios.”, disse o vereador Juarez da Saúde.

Sobre o Qualifica RJ: o objetivo do Qualifica RJ é oferecer vagas em 90 diferentes cursos profissionalizantes em segmentos como indústria, comércio e serviços para mais de 10 mil trabalhadores em 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Além de aumentar as chances para as pessoas desempregadas e com maior índice de vulnerabilidade conseguir um emprego formal, o projeto também vai atender o trabalho autônomo, além da formação de microempreendedores individuais e cooperativas produtivas. A Câmara de Vereadores de Três Rios está comprometida com o crescimento da nossa cidade e estamos trabalhando e buscando parcerias para isso”, finalizou o chefe do Poder Legislativo trirriense.