Vereadores aprovam lei que permite acompanhante em consultas e realização de exames

Clecinho.jpg

Preocupado em humanizar o atendimento nas consultas e realização de exames em Três Rios, o vereador Clécius de Sousa (Clecinho) elaborou um projeto de lei que permite a entrada de acompanhantes nas consultas. Anteriormente, este tipo de acompanhamento só era permitido em casos de idosos ou menores de 18 anos.

“Tivemos muitas reclamações de pacientes que não puderam ter acompanhantes nas consultas realizadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Três Rios), por exemplo. Mas são pessoas que estão debilitadas, e precisam de um apoio familiar. Permitir que as pessoas acompanhem nas consultas e realização de exame pode fazer toda diferença e contribuir para segurança e restabelecimento do paciente”, disse o vereador Clecinho.

Analisado pelos vereadores, e aprovado pela Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Rafael Brasiel, a lei será encaminhada ao Poder Executivo, para aprovação ou veto do prefeito Josimar Salles.

Após aprovação do prefeito, será afixada uma cópia da lei nas entradas das instituições de saúde do município.

“Lembrando que em caso de exames, o acompanhante só poderá permanecer na sala de acordo com o entendimento do profissional que vai realizar o exame. Muitos exames comprometem a saúde do acompanhante, como o raio-x, e não é este nosso objetivo”, explicou o vereador.