Vereador Telmo Cardoso solicita atendimento odontológico na UBS Pilões

Telmo-Cardoso.jpg

Um ano após o Governo Federal anunciar o investimento de mais de R$ 344 milhões para ampliação do atendimento em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador trirriense Telmo Cardoso, solicitou ao chefe do Poder Executivo, Josimar Salles, para estender o atendimento para outros bairros do município, como nos Pilões, por exemplo.

“Muitos moradores precisam sair do bairro para buscar atendimento em outras Unidades Básicas de Saúde ou no Centro da cidade. Levando este atendimento para o bairro, vamos ajudar, por exemplo, aqueles que por questões financeiras não conseguem fazer o tratamento corretamente. Lembrando que estamos tratando de saúde preventiva, já que o monitoramento dental correto evita outras doenças”, justificou o vereador solicitante.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura atual odontológica pelo SUS chega a 4.933 municípios, representando 88% do país, e atende cerca de 104 milhões de brasileiros. Dentre as doenças que podem ser prevenidas no acompanhamento odontológico estão: gengivite, doenças cardiovasculares, aumento do risco de diabetes e, no caso das gentes, podem contribuir para o parto prematuro.

“O prefeito ainda não respondeu ao documento que foi enviado, mas tenho certeza de que se sensibilizará com a situação e pensará numa solução para esta demanda da localidade”, finalizou Telmo Cardoso.