Vereador Rogério Camarinho homenageia surdos pela passagem do Dia do Surdo

Foto-1.jpg

Durante a reunião, presidente da Casa Legislativa ainda anunciou a tradução em libras das sessões legislativas para inclusão dos deficientes auditivos

Na última terça-feira, o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho, homenageou dois jovens, pela passagem do Dia do Surdo, transcorrido no último dia 26. Foram homenageados os jovens Marcos Roberto Xavier Silva e Gabriel Silva Lima Martins.

Com a presença de deficientes auditivos, familiares e profissionais intérpretes de libras, os jovens foram homenageados pela história de superação, determinação e exemplo. “Estamos falando de dois jovens que apesar das dificuldades, mesmo que a sociedade não esteja adequada para incluí-los no dia-a-dia, estão ultrapassando os obstáculos em busca dos objetivos”, justificou o presidente da Casa Legislativa trirriense, Rogério Camarinho.

As mães do Marcos Roberto e Gabriel, Mariléia e Silvana, respectivamente, falaram sobre as dificuldades enfrentadas para a inclusão dos filhos durante a infância e adolescência, da superação nos estudos e conquistas dos jovens. Representando o Sistema Firjan, a professora do PSAI (Programa Senai de Ações Inclusivas) Luana Silveira, falou sobre o desempenho dos alunos nos cursos do Senai e da inserção no mercado de trabalho.

Durante a reunião, o chefe do Poder Legislativo ainda anunciou a tradução das reuniões. “Nosso objetivo é contribuir para a inclusão de todos. Passaremos a ter as sessões legislativas traduzidas em libras, para que os surdos possam acompanhar nosso trabalho e tenham cada vez mais, a oportunidade de reivindicar seus direitos”, finalizou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho.