Vereador Juarez da Saúde reivindica recuperação das calçadas no município

Foto-2.jpg

Na última semana, o vereador Juarez de Souza, mais conhecido como Juarez da Saúde, encaminhou um ofício ao prefeito Josimar Salles, solicitando que o Poder Executivo incentive a recuperação das calçadas no município.

Fisioterapeuta, Juarez da Saúde defendeu a importância de um calçamento regular para os pedestres: “calçadas em boas condições e acessíveis é importante para todos e contribui na prevenção dos traumas, principalmente relacionados às fraturas de colo do fêmur no idoso”.

Embora não haja estatísticas que mostrem o total de lesões, fraturas e internações causadas por tombos nas ruas, a estimativa é que mais de 150 mil brasileiros caem e se machucam nos passeios públicos anualmente.

E, dependendo das circunstâncias do tombo, o pedestre pode sair dele com um corte, contusão e até com fraturas mais graves, principalmente nas pernas. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cada queda custa, em média, R$ 2,5 mil. Estão incluídos nesse cálculo despesas com resgate e atendimento médico e hospitalar, além dos prejuízos com a perda de produção devido a afastamentos do trabalho.