Vereador Francisco Carlos Gama solicita retorno do Programa Limpa Rio

WhatsApp-Image-2017-03-30-at-13.21.09.jpeg

Na última terça-feira, dia 28, o vereador trirriense Francisco Carlos Gama (Bill), solicitou ao Inea (Instituto Estadual de Meio Ambiente), o retorno do Programa Limpa Rio, que realiza limpeza e desassoreamento dos córregos.

O Instituto realizou um trabalho em Três Rios em 2014 onde foram retirados entulhos das margens dos rios. “O Programa Limpa Rio permaneceu na cidade entre 2014 e 2015 e foi um trabalho belíssimo. A limpeza dos córregos que cortam a cidade, retirada de entulho, maquinários que agilizavam o serviço e que beneficiou diretamente à população ribeirinha. Um trabalho que se reflete em todo o município, porque minimiza as inundações que comprometem o funcionamento de toda a cidade”, justificou o vereador Bill.

Dois anos após a paralisação do programa, a situação nas margens dos rios é outra: mato alto e lixo depositado incorretamente, o que tem ocasionado transtornos à população. “Além do mau cheiro, quem passa próximo às margens e os moradores da população ribeirinha tem que conviver com o aparecimento de animais peçonhentos, dentre outras situações que prejudicam a saúde e causam insegurança aos moradores”, finalizou.

Sobre o Programa Limpa Rio: Além da limpeza das margens, o programa é responsável por realizar obras de dragagem, desassoreamento e beneficiar diretamente às famílias ribeirinhas. O Programa Limpa Rio é do Governo do Estado e tem caráter preventivo, emergencial, itinerante e permanente. As intervenções compreendem o desassoreamento e a limpeza de leitos e margens, evitando perdas materiais e de cunho social, e tragédias ambientais.