Vereador Cláudio Mala Velha reúne mães de autistas na Câmara de Vereadores

Café-da-manhã-com-autistas.jpg

Iniciando o mês de abril – Mês de Conscientização do Autismo – o vereador Cláudio Roberto Pereira (Mala Velha) reuniu profissionais, apoiadores e mães de autistas no salão da Câmara de Vereadores de Três Rios.

Além de falar sobre a recente conquista – prioridade no atendimento dos autistas e seus respectivos responsáveis – as mães falaram sobre as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, como falta de acompanhamento para os responsáveis.

“Nessa terça-feira, dia 02 de abril, comemoramos o Dia de Conscientização do Autismo. Reunimos aqui mães, pais e familiares que vivenciam isso diariamente. Essas mães são guerreiras, e precisam de um olhar especial do Poder Público. Agradeço à Raquel Morão, presidente da Amaar (Associação de Mães e Amigos do Autista de Três Rios), à Rosimar Reis, presidente da Associação Luz do Amanhecer e todos os envolvidos nessa causa. Muitas coisas precisam ser feitas para dar um amparo a essas famílias, e podem estar certo de que poderão contar conosco”, disse o vereador,

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA e, dentre os sintomas estão: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.