Câmara de Vereadores reúne gestores da segurança pública, gestores políticos e atuantes no combate às drogas

WhatsApp-Image-2017-04-07-at-13.45.16.jpeg

Na última quinta-feira, dia 06, os vereadores Isaías de Oliveira, Luiz Alberto Barbosa, Fabiano Oliveira, Nilcélio Sá, Juarez Pereira, Jonas Mascarenhas Macedo, Robson Souza, Telmo Cardoso e Rozemar Duarte se reuniram com as autoridades de segurança pública, Governo Municipal e entidades filantrópicas para discutir a situação dos moradores em estado de rua.

Como presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente, da Juventude, do Idoso, Pessoas com Deficiência e das Políticas Antidrogas, o vereador Isaías de Oliveira liderou a discussão e pontuou a necessidade de ressocialização destas pessoas.

Representando o Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Rafael Rapozo, explicou sobre o funcionamento do Projeto Três Rios Contra das Drogas, que será lançado na próxima segunda-feira, dia 10. O projeto prevê o cadastro das pessoas, possível internação, acompanhamento da família e ressocialização.

“Sabemos que o Governo Municipal está ciente deste problema que infelizmente é nacional, mas precisamos realizar um projeto sério e urgente de ressocialização em nossa cidade. São pessoas que outrora estavam na sociedade trabalhando, estudando, contribuindo de alguma forma e que hoje, por algum motivo, estão precisando de nossa ajuda”, reforçou o presidente da Comissão Permanente, Isaías de Oliveira.

Atuando como relator da comissão, o vereador Luiz Alberto Barbosa falou sobre a experiência na área, durante o tempo em que atuou no Corpo de Bombeiros e enquanto secretário de Saúde.

Segundo informações fornecidas pelo representante do Poder Público, atualmente o município possui 30 vagas distribuídas em clínicas de internação, mas tem 42 internos.

O comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Guimarães, disse que a corporação tem atuado fortemente para tirar das ruas os usuários de drogas e praticantes de furto. “Para vocês terem uma ideia, no ano passado, 597 pessoas foram presas em Três Rios por causa das drogas. Deste número, cerca de 150 foram por tráfico. Este ano, no primeiro trimestre foram 36 pessoas presas por tráfico. O número é significativo, mas esta é a nossa missão e nós não fugimos dela”.

Bernardo Goytacazes, representando o prefeito Josimar Salles, afirmou que a Prefeitura Municipal está fazendo um estudo para reorganizar o posicionamento das câmeras de vigilância no município e que, nos próximos dias, deverá ser implantada uma câmera próxima ao camelódromo. Este local é juntamente com a Praça da Autonomia, também no Centro, um dos pontos de maior acúmulo dos moradores em estado de rua.

Finalizando o debate, as autoridades representadas se comprometeram em unir forças para combater às drogas e ajudar os moradores.

Também estiveram presentes do debate: o delegado da 108º Delegacia Policial, Nei Loureiro; capitão do Corpo de Bombeiros, Vinícius Vilela; Carlos Henrique Kappler, representando os comerciantes do Centro de Comércio Popular e representantes de entidades filantrópicas que tem desenvolvido projetos sociais no município, em prol da recuperação dos moradores em situação de rua ou usuários de drogas lícitas e ilícitas.

Os vereadores Fabiano Oliveira e Nilcélio Sá parabenizaram ao vereador Isaías, presidente da Comissão Antidrogas pela iniciativa. “Realmente este tema precisa de inúmeras discussões e, muitos projetos para ajudar estas pessoas que estão nas ruas. O vereador Isaías teve uma brilhante iniciativa, juntamente com o relator Luiz Alberto. São atuações como estas que esperamos das comissões permanentes da Casa Legislativa”, disse o presidente da Câmara Municipal, Nilcélio Sá.