Projeto de lei que prevê implantação de coletores de chorume em caminhões de lixo é aprovado

Nilcélio-Sá2.jpg

Nesta terça-feira, dia 07, foi aprovado por unanimidade, o projeto de lei de autoria do vereador Nilcélio Sá, o qual estabelece a obrigatoriedade da instalação de coletores de chorume nos veículos coletores de lixo no município trirriense.

O recipiente para retenção do líquido deve ser mantido fechado durante toda a coleta dos resíduos. “Infelizmente em nosso município, após a coleta dos sacos de lixo e compactação nos caminhões, podemos perceber, na maioria das vezes, um líquido de mau cheiro sendo eliminado em via pública. O chorume gera transtorno aos munícipes, causa danos ambientais e ainda pode gerar complicações de saúde. É um caso de saúde pública”, justificou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios.

Este assunto, aliás, tem ganhado repercussão nacional. Um projeto de lei que está sendo discutido no Senado acrescenta esse tipo e conduta aos crimes ambientais vigentes na legislação. “O derramamento de chorume no solo, rios e mares é um assunto muito sério. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição causada por um litro de chorume equivale a 100 litros de esgoto doméstico. Além disso, o resíduo impede o desenvolvimento da flora e da fauna no local em que ele está situado”, acrescentou o autor do projeto.

O chorume é a decomposição de material orgânico. Esse caldo escuro e ácido se infiltra no solo, e, quando em excesso, pode atingir as águas do subsolo (fundamentalmente os lençóis freáticos) contaminando as águas de poços e nascentes.

O projeto segue para o Poder Executivo, para sanção do prefeito Josimar Salles.