Presidente da Câmara de Vereadores busca melhorias para agentes comunitárias de saúde

DSCN6977.jpg

Nesta terça-feira, dia 22, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Nilcélio Sá, enviou uma indicação legislativa ao chefe do Poder Executivo, Josimar Salles solicitando que o mesmo estude a possibilidade de atender as reivindicações feitas pelas agentes comunitárias de saúde, em reunião realizada na Casa Legislativa trirriense, em março.

Dentre as solicitações das agentes estão: pagamento de insalubridade, acesso aos materiais adquiridos com verba do Pmaq (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica), veículos para conduzi-las aos locais mais distantes, regularização do pagamento do triênio e piso salarial de acordo com o disposto na lei federal.

Também participaram da reunião, os vereadores Fabiano Oliveira, Robson de Oliveira Souza, Juarez de Souza (Juarez da Saúde) e o atual secretário de Saúde, Luiz Alberto Barbosa, ainda como representante do Poder Legislativo.

“Durante a reunião, os agentes puderam expor suas necessidades e como porta de entrada na saúde pública são merecedores de reconhecimento por exercerem a atividade com tanta presteza, dedicação e comprometimento, por isso solicitamos também um aumento no repasse do percentual do Pmaq para os servidores. Tenho certeza de que o prefeito vai olhar pelas profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e vai solucionar o problema da melhor forma”, disse o presidente da Câmara de Vereadores.

Ainda de acordo com Nilcélio Sá, as reivindicações só foram encaminhadas agora, porque as mesmas vinham sendo tratadas pessoalmente com a ex-subsecretária de Saúde, Elaine Stelmann, e com a mudança da pasta resolveu encaminhar os pedidos dos agentes.