Prefeito Josimar Salles ignora vontade da população e reimplanta Cosip através de ação judicial

Prefeitura-de-Três-Rios-1.jpg
Contribuição voltará a ser cobrada imediatamente, apesar dos esforços do Poder Legislativo trirriense

Desrespeitando a opinião popular – que é contrária à cobrança da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública – o prefeito de Três Rios, Josimar Salles, entrou na justiça solicitando a reimplantação da taxa mensal.

Nesta segunda-feira, dia 25, o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho, juntamente com o Departamento Jurídico do Poder Legislativo, participou de uma audiência no Rio de Janeiro, defendendo a permanência da Lei 4.557/18 (responsável pela revogação da Cosip). “A contribuição foi aprovada em 2017, com a promessa do Poder Executivo de que resolveríamos o problema da iluminação pública no município. Começou a ser cobrada em 2018 e pouca coisa mudou, gerando total insatisfação na população trirriense, já que não atendeu a proposta inicial. Tal fato nos levou a revogar a lei. Mas, o prefeito não se agradou com o nosso gesto – que foi tomado atendendo à população trirriense – e acionou a justiça em Três Rios, defendendo o direito de cobrar a taxa de iluminação pública”, resumiu o chefe do Poder Legislativo, Rogério Camarinho.

Na justiça trirriense, o Poder Legislativo ganhou e manteve o cumprimento da Lei 4.557/18, no entanto, o prefeito Josimar Salles insistiu com uma representação judicial no Rio de Janeiro. “O prefeito defendeu a inconstitucionalidade da nossa votação. Ou seja, o fato do valor ter sido exorbitante e do investimento insuficiente, não foi motivo para justificar a revogação da lei para ele. Diante da vitória na cautelar nesta segunda-feira, infelizmente informamos à população trirriense que a taxa voltará a ser cobrada imediatamente. Lutamos para manter a revogação da Cosip, entendendo que esse é o desejo da população trirriense, mas o prefeito não está preocupado com o que pensa a população”, finalizou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios.