Policiais militares homenageados na Câmara de Vereadores de Três Rios

Moção-de-Aplausos-da-PM.jpg

Responsáveis pelo Projeto Guardiões da Vida acompanham 300 famílias em situação de vulnerabilidade social

Com iniciativa do vereador Juarez de Souza, a Câmara de Vereadores de Três Rios homenageou na última quinta-feira, dia 17, os policiais militares: sargento Silva Costa, cabo Frederico e o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Guimarães, responsáveis pelo Projeto Guardiões da Vida.

O projeto tem o objetivo de monitorar jovens em situações de risco ou com histórico de pequenas infrações, com visitas e aconselhamento. “Estamos diante de um cenário cada vez mais violento e nos deparamos no interior do Estado com este projeto que quebra esta percepção e nos apresenta uma polícia humana, preocupada e empenhada em estimular jovens a seguir pelo caminho do bem. É uma honra homenagear estes policiais, representando todos do 38º Batalhão, ainda mais com esta proximidade com o aniversário da instituição – 16 de agosto – completando 15 anos de belos serviços prestados à população da região”, justificou o vereador autor da homenagem, Juarez de Souza.

Os policiais, sargento Silva Costa e cabo Frederico, são responsáveis por acompanhar cerca de 300 famílias. “O Projeto Guardiões da Vida é um exemplo para todos nós. A polícia tratando com amor, mesmo em tempos difíceis. Uma iniciativa ímpar do comandante do 38º Batalhão e que tem um resultado positivo, recuperando jovens que poderiam se envolver com a criminalidade e com as drogas. Estamos falando de pessoas que além de vocação, tem amor ao próximo, porque estão trabalhando na recondução e na melhoria da comunidade”, disse o vereador Fabiano Oliveira.

O comandante, tenente-coronel Márcio Guimarães agradeceu a homenagem feita pelo vereador Juarez de Souza, que atuou na Polícia Militar por 18 anos, e falou sobre as obrigações da instituição de segurança pública. O tenente-coronel, mestre em psicologia social, justificou o projeto falando sobre a nova tendência da segurança pública, que é repensar o que está sendo realizado e implantar projetos que vão além do policiamento ostensivo e prisões em flagrante.

Nilcélio Sá, presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, também falou sobre a importância do projeto realizado pelos policiais e falou sobre a proximidade entre as instituições. “A Câmara de Vereadores tem estado bem próxima da Polícia Militar, porque temos objetivos em comum: o bem-estar da população trirriense. Projetos como este, que reconduzem os jovens para os caminhos do bem precisam ser divulgados, precisam ser preservados. O monitoramento próximo de 300 jovens vai diminuir a incidência na criminalidade e preservar nossos jovens. A Câmara de Vereadores tem muito orgulho da Polícia Militar e esta moção de aplausos é apenas uma forma de dizermos que somos orgulhosos do trabalho que é realizado em nossa cidade”, disse Nilcélio.