Instituto de Segurança Pública lança cartilha de dicas para garantir a segurança virtual

Foto.jpg

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), os crimes virtuais cresceram 273% entre março e agosto deste ano, indicando que os criminosos têm se aproveitado da pandemia e do aumento das transações digitais para aplicar golpes. Em razão disso, o Governo do Estado elaborou uma cartilha com orientações e dicas de especialistas em segurança virtual da Secretaria de Polícia Civil e do Procon-RJ para evitar que essas fraudes façam mais vítimas.

Um dos golpes mais recorrentes é o que tenta furtar senhas de acesso dos usuários por meio do envio de mensagens via e-mails, SMS e whatsApp. Os criminosos se passam por empresas privadas e bancos e solicitam a atualização ou confirmação de informações sobre a conta. O objetivo é redirecionar o usuário para uma página falsa para roubar as informações inseridas ou instalar um vírus no seu dispositivo.

Importante frisar que os especialistas em segurança digital da Polícia Civil recomendam nunca abrir anexos ou links de mensagens que não foram solicitadas e, em hipótese alguma, fornecer seus dados pessoais.

O Procon-RJ também recomenda que os consumidores tenham cuidado ao pesquisar produtos na internet. Por mais que sejam tentadores, preços muito abaixo do mercado são indícios de golpe ou de ser uma mercadoria roubada. No ato da compra, é preciso verificar se há canais de comunicação para eventuais reclamações ou dúvidas dos consumidores.

A cartilha está disponível no site www.rj.gov.br. Em caso de dúvidas, você pode consultar também o Procon Três Rios, que fica na Praça São Sebastião, nº 349, Centro. Mais informações pelo telefone: (24) 2252-3939.