Grupo de estudantes manifesta-se contra a obra na Rua Domingos dos Anjos durante Tribuna Livre

Tribuna-livre-2.jpg

Preservação ambiental e eleição dos diretores das escolas municipais foram os dois assuntos abordados na Tribuna Livre deste mês da Câmara de Vereadores de Três Rios. Inicialmente, a estudante Karina Ramos, representando o Instituto de Educação Professor Joel Monnerat, localizado na Praça JK, falou sobre a construção de um calçamento na Rua Domingos dos Anjos, no Pátio da Estação.

De acordo com a aluna, que estava acompanhada da professora Jussara Lima, da ambientalista Simone Carvalho e dos colegas de classe – Renato, Ana Carolina, Camila, Sulamita, Maria Eduarda Machado, Letícia, Sarah, Isadora, Vitória, Mirela, Ariane, Maria Eduarda, Fernanda, Pedro Lucas, Kellysson, Mariana, Vítor, Cinara, Jayler e Misaele – a construção da calçada está prejudicando a nascente que existe no local e afetando o meio ambiente.

Os vereadores parabenizaram o grupo de estudantes pela preocupação com o meio ambiente e, consequentemente com o futuro. O vereador Rozemar Duarte Neves (Guezo), solicitante da obra, informou que estava atendendo ao pedido de moradores da localidade e usuários da via, já que o local é bastante utilizado por estudantes da Creche Planeta Criança, mas que a responsabilidade pela obra é do Poder Executivo, através das Secretarias de Obras e Meio Ambiente.

Com bastante envolvimento dos vereadores, esta Tribuna Livre foi uma das mais dinâmicas deste ano. “Precisamos parabenizar a preocupação deste grupo de estudantes, à professora Jussara pela conscientização, Simone pelo envolvimento e adoção de causas ambientais. Sem sombra de dúvidas todos os vereadores agora estarão atentos a esta demanda e iremos acompanhar esta situação”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Nilcélio Sá.

Também atento à demanda do grupo, o vereador Fabiano Oliveira solicitou informações urgentes do chefe do Poder Executivo, Josimar Salles, sobre a obra. “Diante da urgência dos fatos apresentados pela aluna Karina Ramos e da importância da obra, solicitei a licença e laudo ambiental da mesma. Caso o Poder Público não possua tais documentos para apresentar ao Poder Legislativo, solicitei a suspensão da obra até a regulamentação da mesma”, explicou o vereador Fabiano Oliveira.

Fechando a Tribuna Livre do mês de agosto, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Três Rios, Ricardo Webster, falou sobre a eleição de diretores e a situação envolvendo a Escola Municipal Joaquim Tibúrcio Junqueira, nos Pilões.

De acordo com Ricardo, o diretor da unidade foi nomeado, o que contraria a Meta 19, que determina eleição para a escolha do gestor. Presidente da Comissão da Câmara de Vereadores de Três Rios de Educação, Cultura e Lazer, vereador Fabiano Oliveira, informou que a secretária de Educação, Hélida Siqueira, afirmou que a eleição vai ser realizada brevemente, mas também garantiu que vai acompanhar o caso.