Equipes do Ministério Público e Secretaria de Saúde esclarecem dúvidas sobre Clínica de Repouso na Câmara de Vereadores de Três Rios

Foto-1.jpg

Atendendo ao convite do presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rafael Brasiel, estiveram na Casa Legislativa trirriense nesta terça-feira, dia 06, as equipes do Ministério Público que acompanha a intervenção da Clínica de Repouso e da Secretaria Municipal de Saúde.

Estiveram presentes: a promotora dra Elisa Maria Azevedo Macedo Barbosa; o representante da Secretaria Estadual de Saúde, dr. Rodrigo; as coordenadoras Bárbara Salomão Spier e Márcia Carreira Lustosa; a secretária de Saúde Alessandra Ferreira juntamente com a equipe.

Durante a explanação da equipe técnica e de apoio, os vereadores puderam esclarecer dúvidas. “Convocamos a equipe da Clínica de Repouso para falar sobre o processo de intervenção, já que a Casa Legislativa não foi informada oficialmente. Sabemos que a instituição passa por um processo e isso demanda informação e parceria entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O convite foi feito para que pudéssemos ter conhecimento da situação da instituição e tomar as medidas cabíveis”, justificou o vereador Rafael Brasiel.

Atualmente, a Clínica de Repouso está sendo gerida por uma equipe do Poder Executivo, a qual tem realizado um trabalho de investigação sobre o histórico dos pacientes, cidade de origem e inserido medidas para resgate da saúde física e mental dos pacientes.

O levantamento inicial identificou pacientes de diferentes cidades, como: Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Paraíba do Sul. Foram registradas também internações longas, de 20 anos, por exemplo.

“A promotora dra. Elisa juntamente com sua equipe está fazendo um acompanhamento sério e importante para a nossa região. Precisamos olhar com mais atenção para o tratamento oferecido aos pacientes psiquiátricos, colocar em prática a Política Nacional de Saúde e repensar a maneira de cuidar dessas pessoas de forma eficaz, fazendo valer a Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001). A secretária de Saúde de Três Rios, Alessandra, também está realizando um trabalho exemplar resgatando a dignidade dessas pessoas. Apesar de toda dificuldade que o município enfrenta”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho.

A equipe divulgou alguns dados registrados ao longo dos últimos seis anos e apontou ações que precisam ser implantadas, inclusive com apoio da Câmara de Vereadores de Três Rios. “Certamente a Casa Legislativa está à disposição para ajudar no que for necessário para que os pacientes tenham um acompanhamento eficaz. Muitas das pessoas que estão internadas tem condições de ressocialização, diante de um tratamento adequado. Vamos acompanhar esse processo transitório”, finalizou o chefe do Poder Legislativo, Rogério Camarinho.