Equipe técnica do IBGE apresenta metodologia do censo demográfico 2020 em Três Rios

IBGE-na-Câmara-4-CAPA.jpg
Presidente Rogério Camarinho esclarece dúvidas e fala a importância da participação da população na pesquisa, que resultará em investimentos para o município

Nesta quarta-feira, dia 09, a equipe técnica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou uma reunião no plenário da Câmara de Vereadores de Três Rios, para apresentar a metodologia que será aplicada na realização do censo demográfico 2020.

O objetivo do censo é obter informações atualizadas para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas, visando o desenvolvimento e a realização de investimentos do Governo e da iniciativa privada.

Realizado a cada 10 anos, o censo tem importante função no país. “Foi uma conversa muito produtiva e esclarecedora e nosso objetivo é mobilizar toda população trirriense para que receba os recenseadores e a equipe do IBGE, os quais estarão devidamente uniformizados e identificados para o serviço. A Casa Legislativa trirriense sempre estará aberta a essa equipe, que presta um serviço tão importante para o município. Lembrando que, quando pleiteamos projetos e investimentos do Governo Federal tudo está diretamente relacionado ao número de habitantes do município. Por isso é tão importante atualizarmos esse número de forma precisa”, pontuou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho.

No último censo demográfico, realizado em 2010, o município trirriense registrou 81 mil habitantes e a expectativa é que o número chegue perto dos 100 mil. “Muitas pessoas mudaram para Três Rios nos últimos anos, com a chegada das indústrias, empresas e até mesmo as faculdades. Reflexo desse aumento de moradores é o crescimento do número de prédios no município. Então diante desses números precisamos repensar muitas coisas como planejamento da educação, saúde, investimento em políticas de segurança pública. É muito importante que a sociedade tenha a consciência de que o trabalho bem feito ajuda no crescimento do município”, ponderou o chefe do Poder Legislativo.

De acordo com os técnicos do IBGE, serão três meses no município para coleta de dados – agosto a outubro – e mais de 25,5 mil domicílios serão visitados. Para isso, a equipe técnica do Instituto abriu processo seletivo temporário para preenchimento de 12 vagas.

Participaram da reunião na Câmara de Vereadores de Três Rios: os técnicos do IBGE – Sebastião Carvalho, Jorge Eduardo, Rafaelle e Vinícius; presidente da Casa Legislativa trirriense Rogério Camarinho, os vereadores Fabiano Oliveira, Telmo Cardoso, Jonas Mascarenhas Macedo (Jonas Dico) e Cláudio Roberto Pereira (Mala Velha); representantes das Secretarias de Educação (Marcelo);e  de Promoção Social (Márcia Calazans); coordenador da Emater Três Rios (Jonyson Pitanga); pedagogo do Senai Três Rios (Felipe Batista) e o representante do Governo Municipal, Anderson Marques Assumpção.