Discutir políticas de inclusão e garantir direitos dos surdos é a intenção da Câmara de Vereadores com audiência da próxima semana

Audiência-pública-surdos-editado.jpg

Na próxima semana, dia 30, a Câmara de Vereadores vai debater sobre as políticas públicas de inclusão e garantia de direitos das pessoas surdas. A audiência pública, proposta pelo vereador Nilcélio Sá, tem o objetivo de estimular a discussão para as dificuldades enfrentadas pelos surdos e, encontrar melhorias de atendimento em todos os setores.

“Importante que a população participe de debate, que dê idéias e aponte demandas. Esta parcela da nossa população enfrenta grandes dificuldades devido à falta de políticas de inclusão. Precisamos repensar e estudar a melhor forma de viabilizarmos esta inclusão”, justificou o vereador proponente e presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Nilcélio Sá.

Participarão do encontro, representantes do Poder Executivo – Secretarias de Educação, Saúde, Promoção Social e subsecretaria do Idoso e Pessoa com Deficiência – Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, empresários, comerciantes, Ministério Público e instituições privadas de ensino do município trirriense.

Comporão a mesa de debate: o vereador de Petrópolis, professor Leandro de Azevedo, que defende a causa do município vizinho e conseguiu liderar diversas conquistas para o segmento; a judoca Marcele Félix dos Santos Jordão; e o coordenador de inclusão do Museu do Amanhã, Bruno Baptista dos Santos.

“Trazendo para nossa cidade a experiência de outros municípios, contribuímos para a implantação de políticas públicas voltadas para este assunto aqui. Acredito que iremos avançar e que planos serão traçados a partir desta audiência pública. Para isso, é importante o envolvimento de toda sociedade, dos intérpretes de libras e dos defensores da causa”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios.

A audiência será realizada no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ Três Rios), a partir das 19h, no dia 30 de novembro.