Coordenadora do Procon Três Rios dá dicas para trocas de produtos

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Nesta segunda-feira, dia 30 de dezembro, a coordenadora do Procon Três Rios, dra Roberta Padilha, esteve no Programa 107 Verdade explicando sobre troca de produtos e direitos do consumidor.

Durante o bate-papo com o radialista Guilherme Medeiros e Décio, a coordenadora explicou por exemplo, a importância de guardar a nota fiscal ou recibo de compra para facilitar posteriores reivindicações.

Confira algumas dicas:

🎁 Troca por gosto ou tamanho: a loja não é obrigada a efetuar a troca, a menos que no momento da venda ela tenha se comprometido com o cliente a fazê-la. No entanto, a maioria das lojas opta pelo serviço até para conquistar o consumidor e realizar uma nova venda.

🎁 Troca por defeito: o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema. Se o reparo não for realizado neste prazo o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço. Em caso de produto essencial, ou se em virtude da extensão do defeito a substituição das partes danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou diminuir-lhe o valor, o prazo de 30 dias não deve ser aplicado. Neste caso, cabe a devolução do valor pago ou troca imediata do produto.

🎁 Compra pela internet: se a compra for por telefone, catálogo e internet, por exemplo, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até sete dias – da data da aquisição ou recebimento do produto. É importante formalizar a desistência por escrito. Se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago, inclusive frete.

🎁 Como trocar: guarde a nota fiscal ou o recibo de compra e o apresente na hora de fazer a troca. Em caso de peças de vestuário, mantenha a etiqueta do produto.

🎁 Valor da troca: ao efetuar a troca, deverá prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidações ou aumento do preço. Lembrando que, quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor), o fornecedor não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

Precisa de ajuda? Procure o Procon Três Rios na Praça São Sebastião, n° 349. O atendimento retorna na quinta-feira, 02 de janeiro, das 9h às 17h.