Código de Defesa do Consumidor completa 30 anos

Foto-2.jpeg

Coodenadora do Procon Três Rios, Roberta Padilha, fala sobre avanços e garantias dos consumidores

Nesta sexta-feira, dia 11, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 30 anos de existência e a relação entre quem vende e compra um produto vem mudando ao longo destas três décadas. Com o objetivo de buscar o respeito, dignidade, saúde e segurança do cidadão, a proteção de seus interesses econômicos e a melhoria da sua qualidade de vida, o CDC trouxe muitos benefícios.

“Nem sempre se valeu o ditado popular de que o cliente tem sempre razão. O Código de Defesa do Consumidor é um divisor de águas na relação consumidor x fornecedor. Além das campanhas e trabalho de conscientização desenvolvidos pelos órgãos de defesa do consumidor, a internet também contribui para a propagação destes direitos e, é claro, o trabalho contínuo das unidades do Procon espalhadas por todo o país. Estas unidades, são responsáveis por inúmeras ocorrências não serem judicializadas, o que desafoga os centros judiciários e agiliza o processo”, resumiu a coordenadora do Procon Três Rios, Roberta Padilha.

Na cidade trirriense, a equipe de orientação – amparada pelo Código de Defesa do Consumidor – tem saído às ruas para verificar produtos e serviços, e para proteger o consumidor. “Nossas equipes fazem diligências constantes em Três Rios. São vistorias em agências bancárias, supermercados, casas lotéricas, lojas de conveniências, dentre outros estabelecimentos, monitorando preços, requerendo nota fiscal de compras, dentre outros documentos, para garantir que o produto entregue seja num preço justo ao consumidor. Isso sem falar das conciliações que realizamos na sede do Procon Três Rios (Praça São Sebastião, nº 349, de segunda a sexta-feira). Fazemos o possível para o que o Código de Defesa do Consumidor seja cumprido e respeitado”, disse a coordenadora.

Segundo os órgãos de Defesa do Consumidor, na década de 90 quando o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor, 80% dos produtos apresentavam irregularidades. Atualmente, o número gira em torno de 35%.

A unidade do Procon Três Rios funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.