Câmara de Vereadores realiza audiência para debater políticas públicas de inclusão e garantia de direitos das pessoas surdas

Foto-1-1.jpg

A Câmara de Vereadores de Três Rios vai realizar no próximo dia 30, numa sexta-feira, a última audiência pública de 2018. Desta vez, o tema debatido será: políticas públicas de inclusão e garantia de direitos das pessoas surdas.

Proposta pelo vereador e presidente da Casa Legislativa, Nilcélio Sá, a audiência tem o objetivo de estimular a discussão para as dificuldades enfrentadas pelos surdos e, propor melhorias de atendimento em todos os setores. “Durante uma sessão legislativa em setembro, quando homenageei um intérprete de libras pelo trabalho desenvolvido na cidade, tivemos a oportunidade de ouvir um pouco sobre a dificuldade enfrentada por esta parcela da população trirriense. A pergunta que fica no ar é: o que estamos fazendo para ajudá-los? Quem está preparado para esta comunicação? Preciso repensar este tratamento e estudar a melhor forma de viabilizarmos esta inclusão”, justificou o vereador.

Para isso, foram convidados para este debate, os representantes do Poder Executivo – Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social – Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, empresários, comerciantes, Ministério Público e instituições privadas de ensino do município trirriense.

Também vão participar do encontro: o vereador de Petrópolis, professor Leandro de Azevedo, que defende a causa do município vizinho; a judoca Marcele Félix dos Santos Jordão; a militante na causa, Jacqueline Aparecida Félix dos Santos Jordão; e o coordenador de inclusão do Museu do Amanhã, Bruno Baptista dos Santos.

“Trazendo para nossa cidade a experiência de outros municípios, contribuímos para a implantação de políticas públicas voltadas para este assunto aqui. Acredito que iremos avançar, que planos serão traçados a partir desta audiência pública. Para isso, é importante o envolvimento de toda sociedade, dos intérpretes de libras e dos defensores da causa”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios.

A audiência será realizada no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ Três Rios), a partir das 19h, no dia 30 de novembro.