Câmara de Vereadores de Três Rios aprova atendimento prioritário para autistas

foto-1.jpg

Os vereadores trirrienses aprovaram na última quinta-feira, dia 14, o projeto de lei de autoria do vereador Cláudio Roberto Pereira (Mala Velha), que garante atendimento prioritário para os portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Encaminhado ao Poder Executivo para ser sancionada, a lei garante que os acompanhantes dos autistas e os portadores tenham atendimento prioritário. “Quem lida no dia-a-dia com os autistas sabem que são pessoas que ficam envolvidas no seu mundo e não gostam de muito barulho e interação. Precisamos respeitar e nos adequar. Muitas das vezes, o tempo de espera para algum atendimento causa no autista uma irritação que ocasiona sua mudança de comportamento. Esta lei vai apenas minimizar possíveis desgastes e garantir a comodidade e tranqüilidade destes pacientes”, justificou o autor do projeto, Cláudio Mala Velha.

Aprovado por unanimidade, o projeto de lei foi elogiado pelos vereadores, que reafirmaram a necessidade de garantir os direitos dos autistas. O trabalho que a Amar (Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Três Rios) também foi elogiado pelos representantes do Poder Legislativo.

“Assim como meus colegas, preciso elogiar a sensibilidade do vereador Cláudio Mala Velha, que teve a preocupação de olhar para esse segmento. A aprovação deste projeto de lei vai possibilitar que os autistas tenham esse atendimento e olhar diferenciado na hora do atendimento. Importante ressaltar que a prioridade no atendimento é para empresas públicas particulares. Tenho certeza de que o projeto será sancionado pelo Poder Executivo, e vai garantir o conforto para os familiares dos portadores de (Transtorno do Espectro Autista)”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho.