Câmara de Vereadores aprova projeto que disponibiliza Disque Denúncia nacional de Violência Contra a Mulher

Foto.jpeg

Projeto de autoria do vereador Rogério Camarinho foi aprovado por unanimidade. Chefe do Poder Legislativo está finalizando a parceria para implementação do Ceam

A Câmara de Vereadores de Três Rios aprovou nesta terça-feira, dia 09, o projeto de lei de autoria do vereador Rogério Camarinho que dispõe sobre a divulgação do serviço de Disque Denúncia Nacional de Violência Contra a Mulher.

“Na verdade, esse telefone será apenas uma forma de ajudarmos às mulheres que tanto tem sofrido com a violência nos dias atuais. Através do Disque 188 ou do 0800, conseguiremos com que mulheres que estejam em situações de risco, sejam atendidas de forma respeitosa e célere. Essa medida possibilita também que alguém que flagrar situações de covardia ou agressão contra a mulher, possa fazer a denúncia anonimamente e ajudar a salvar vidas”, justificou o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Rogério Camarinho.

O projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado para o Poder Executivo para ser sancionado. De acordo com o primeiro artigo, os números de serviço de atendimento devem ser divulgados em estabelecimentos comerciais de todas as naturezas, com a mensagem: “Violência contra a mulher! Denuncie! Disque 180”.

Lembrando que, conforme o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) divulgou recentemente, a cada 20 minutos é concedida uma medida protetiva de urgência a mulheres vítimas de agressão.

“Importante falar também que complementando o Disque Denúncia, estamos em conversa com representantes da 108ª DP, para utilizarmos um espaço da Delegacia Policial e implantarmos o Ceam (Centro Especializado de Assistência à Mulher). Brevemente vamos dar mais detalhes desse projeto que vai garantir o bem-estar das mulheres e colocar esses infratores atrás das grades”, finalizou o chefe do Poder Legislativo, Rogério Camarinho.