Câmara de Vereadores aprova projeto de lei que proíbe trotes universitários

Foto-1.jpg

Nesta terça-feira, dia 06, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Três Rios, o projeto de lei de autoria do vereador Juarez de Souza (Juarez da Saúde), o qual veta a realização de trotes no município trirriense.

A intenção do vereador, que também é professor universitário, é evitar o constrangimento físico, moral e intelectual dos alunos recém aprovados nas universidades instaladas em Três Rios. “O município trirriense tem se tornado um pólo universitário e precisamos regulamentar este ‘ritual de passagem’ do calouro da vista estudantil para a universidade, quase sempre repleto de atos de deboche, humilhação e violência. Atos repudiados pela maioria dos calouros, por isso outras cidades do nosso país já proibiram. Importante ressaltar que nossa intenção é preservar a vida dos estudantes e evitar que os mesmos sejam vítimas de casos como acompanhamos na mídia, com relatos de lesões corporais graves e até fatais”, justificou Juarez da Saúde.

A realização do trote solidário, entretanto, é permitida. Lembrando que encaixam neste perfil: “atos voluntários que tenham por objetivo a manutenção e preservação do meio ambiente, bem como práticas que beneficiem entidades assistenciais, hospitais e clínicas”.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, e será encaminhado ao chefe do Poder Executivo, Josimar Salles, para ser sancionado. A expectativa é que a lei já esteja valendo em janeiro de 2019.