CAC Três Rios orienta pais na compra de material escolar

Foto.jpeg

Faltando 27 dias para o início do ano letivo, aumenta a procura por material escolar. Neste cenário é comum, que as lojas façam ofertas e ofereça facilidades para atrair o cliente. E é exatamente neste período que os consumidores devem ficar atentos para não sair no prejuízo.

A coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC Três Rios), Helena Maria Oliveira França e Silva, alerta para que os pais ou responsáveis pelos estudantes fiquem atentos a fatores simples, como marcas de produtos. “Na lista fornecida pela escola, seja pública ou particular, não deve constar a marca do produto. Outro fator que contribui para a economia na hora da compra do material escolar é a pesquisa de preço. Isso é muito importante e pode gerar uma economia superior a 20% na lista escolar”, disse a advogada do Procon Três Rios.

Também contribuem para a economia: verificar se há itens do período letivo anterior que possa ser reaproveitado; evitar produtos licenciados que tem os preços mais elevados; reunir-se com outros pais pode ser uma boa oportunidade para conseguir mais descontos.

Lembrando ainda que, de acordo com a Lei Federal 12.886 de 2013, as instituições de ensino estão proibidas de solicitar material de uso coletivo. Estão inclusos: álcool hidrogenado, algodão, copos descartáveis, esponja para pratos, palito de dente, pregador de roupas, cola para isopor, dentre outros.

Entre os que podem ser solicitados com restrição estão: TNT (até um metro), papel colorido, cola colorida, palito de picolé, papel pardo, papel crepom e durex colorido. “A lista divulgada pelo Procon Carioca possui mais de 83 itens, que vamos disponibilizar no site da Câmara de Três Rios e é importante que os pais ou responsáveis façam uma leitura antes de irem às compras”, disse a coordenadora do CAC Três Rios.

As irregularidades constatadas podem ser denunciadas no Centro de Atendimento ao Cidadão, que funciona na Rua Duque de Caxias, nº 75, Centro da cidade, das 9h às 17h.

“Este trabalho de orientação que o CAC Três Rios vem realizando é super importante para o consumidor trirriense. De forma didática e prática, vamos conscientizando quanto aos direitos e deveres e contribuindo para a melhoria da relação consumidor x fornecedor. É um trabalho apoiado pela Câmara de Vereadores de Três Rios e que vem sendo desempenhado com profissionalismo e respeito aos comerciantes e consumidores”, disse o presidente da Casa Legislativa trirriense, Nilcélio Sá, que já solicitou que as equipem realizem visitas ao comércio trirriense para orientar aos consumidores.

Faça o download da lista abaixo:

Lista exemplificativa anual de material escolar de uso escolar