CAC Três Rios inicia nova forma de atendimento

Foto.bmp

Credenciado ao Sindec, reclamações realizadas em Três Rios estarão disponíveis para todas as unidades do Procon do país

Credenciada ao Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), a equipe do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC Três Rios) agora está alinhada com as unidades do Procon, gerando informações que serão consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do Sindec, no âmbito do Ministério da Justiça.

De acordo com a coordenadora do CAC Três Rios, Helena Maria Oliveira França e Silva, o Sindec é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo de integração do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada entre seus órgãos.

Permite, por exemplo, o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

“A partir de agora, toda notificação que emitirmos, todas que forem registradas no CAC Três Rios poderão ser acessadas nas unidades cadastradas do estado e replicadas na base de dados nacional Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor”, resumiu a coordenadora.

Helena explica também que essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo. “O acesso aos dados, informações e gráficos do Sindec cumpre o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, reforça a cultura da prevenção e permite a promoção de políticas públicas nacionalmente integradas para a Defesa do Consumidor”, complementa.

Atualmente, o Sindec reúne informa informações de 514 Procons, caracterizando uma amostra bastante qualificada das diversas demandas e reclamações de consumidores levadas diariamente aos órgãos de Defesa do Consumidor.

“Com esta nova forma de trabalho, agora os resultados alcançados em Três Rios estarão disponíveis para todas as unidades do Procon através do Sindec. Parabenizo à coordenação pela dedicação em credenciar a equipe e, a todos os colaboradores pelo empenho, trabalho e resultado que vem desenvolvendo no Centro de Atendimento ao Cidadão”, enalteceu o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Nilcélio Sá.