CAC Três Rios dá dicas para evitar problemas nas compras do Dia dos Pais

Foto.bmp

Faltando poucos dias para o Dia dos Pais, a coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC Três Rios), Helena Maria Oliveira França e Silva, dá algumas dicas aos consumidores para que não tenham problemas na compra dos presentes.

O primeiro requisito é a pesquisa de preços. Nesta época em que as lojas colocam os produtos em promoção para atrair clientes, é possível identificar uma significativa variação de preços. “Esta dica não é válida apenas para o Dia dos Pais, mas para todas as compras. É comum que o consumidor encontre os mesmos produtos numa variação de preço que pode chegar a até 30%. A pesquisa é fundamental”, justificou a coordenadora.

Para as compras online, Helena reforça: “Pesquise ainda mais. É necessário investigar o site antes da compra. Saber se possui CNPJ, endereço físico da empresa responsável e meios de entrar em contato (telefone, e-mail ou chats); ter mecanismos de segurança dos dados, que podem ser identificados, por exemplo, com a ilustração de um cadeado na parte de baixo da tela”.

Outra questão que, segundo a coordenadora do Procon Três Rios, os clientes não devem esquecer de esclarecer é se a loja aceita troca de produtos. “As lojas só tem obrigação de trocar em caso de defeito ou produto danificado, mas isso não impede que a troca seja realizada. Por isso a importância de se combinar antes de efetuar a compra. Às vezes por questão de gosto, tamanho, ou quaisquer outras condições. Importante ressaltar também a necessidade de se guardar a nota fiscal e manter a etiqueta do produto”, esclarece a coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão Três Rios.

Listamos abaixo, algumas orientações do Procon Rio para os consumidores:

  • Preços e informações dos produtos ou serviços devem estar expostos. Isso inclui informação sobre prazo de validade, preços diferenciados para pagamentos em dinheiro, cartão de crédito ou débito.
  • Para os produtos de mostruários e vitrines, caso haja diferença entre o preço da vitrine e o afixado no produto, sempre prevalece o menor preço.
  • Para as compras feitas pela internet, o prazo de desistência é de sete dias.
  • Em caso de compra de aparelhos celular ou smartphone, o produto deve sempre ser adquirido em lojas autorizadas.
  • Ao adquirir eletroeletrônicos é preciso solicitar o teste no aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento. O produto deve vir acompanhado de manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica.
  • Se a escolha for por cosméticos e perfumes, nacionais ou importados, é necessário verificar a embalagem. Elas devem conter as informações sobre os produtos em língua portuguesa como: instruções de uso; características; registro no órgão competente; prazo de validade; composição; volume, quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.