Audiência pública finaliza atividades de conscientização do Setembro Azul

Foto-2-3.jpg

Evento, coordenado pelo vereador Nilcélio Sá, foi realizado na Câmara de Vereadores

Terminando as atividades de conscientização do Setembro Azul, a Câmara de Vereadores de Três Rios realizou uma audiência pública para falar sobre as principais conquistas e necessidades da Comunidade Surda. O encontro foi uma proposição do vereador Nilcélio Sá e contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, Promoção Social, Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, Ong On Place e integrantes da comunidade surda trirriense.

“Com barreiras diárias, os surdos tem dificuldades que nós, ouvintes, consideramos banais como comprar um pão, embarcar num ônibus, conversar com médicos, tirar documentos, enfim, coisas corriqueiras do nosso dia a dia. Ter a oportunidade de reunir autoridades e parte da comunidade surda para tratar deste assunto, é um grande avanço que outrora não tínhamos. A primeira audiência foi um evento maior, mas apesar da pandemia, não podíamos deixar de tratar deste assunto tão importante e contribuir para a inclusão destas pessoas”, resumiu o vereador responsável pela audiência pública, Nilcélio Sá.

E, por falar em necessidades, duas das reivindicações apresentadas na audiência pública também foram motivos de reclamações em 2018: falta de um intérprete para acompanhá-los em consultas e outros atendimentos e a falta de uma autoescola adaptada para atendê-los.

“Precisamos adotar políticas públicas eficientes para atender toda comunidade surda. Na região, são mais de 4.000 pessoas, as quais enfrentam as mesmas dificuldades diariamente. Acredito que, com a presença destas autoridades, poderemos alinhar as demandas e abrir espaço parar gerar ações”, finalizou o vereador.

Estiveram na audiência pública: Luciléia Lemos (assessora da Secretaria de Educação), Fabiane (coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado), Letícia (coordenadora da Educação Especial e Inclusiva e membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Márcia Calazans (coordenadora da Secretaria de Promoção Social), Lucas Salvado Alves (Ong On Place), Juliana da Rocha Lavinas (Ong On Place), Carla Fernanda Dias de Paula (Ong On Place), Viviane da Costa (aluna de Letras/Libras), Nilda Drumond Ragazzi (aluna de libras) e integrantes da comunidade surda de Três Rios: Alex, Gabriel, Marcelo, Valone Brás, Tamires e Tatiana Gomes.