Arthur Palante elabora projeto de lei que beneficia autistas

Vereador-Arthur-Palante.jpg

A Câmara de Vereadores vota nos próximos dias, o projeto de lei de autoria do vereador Arthur Palante, que garante a prioridade nos estabelecimentos públicos e privados aos portadores de autismo.

A intenção do vereador é que os estabelecimentos sejam identificados através de placas de informação com símbolo mundial sobre o transtorno e a preferência no atendimento. Caso a lei seja aprovada, deverão se adequar: bancos, serviços de saúde, consultórios médicos, serviços de exames, supermercados, farmácias, bares, restaurantes, dentre outros estabelecimentos.

De acordo com o vereador solicitante e autor do projeto, a intenção é agilizar o atendimento dos pacientes e seus responsáveis, tendo em vista que dentre as características da doença está a agitação. “Estas pessoas, em especial as crianças, quando expostas a fatores externos como ruído excessivo ficam muito agitadas. A aprovação deste projeto vai conscientizar a população e ao mesmo tempo, contemplar estes pacientes e suas famílias, que passam pelas dificuldades que o desconhecimento da doença proporciona”, disse Arthur Palante.

Ainda de acordo com o projeto, os autistas e seus responsáveis legais terão direito, inclusive, à carteira de identificação confeccionada pela Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência.