Alunas eleitas na Escola Municipal Branca Roza Cabral são empossadas na Câmara de Vereadores de Três Rios

Visita-dos-alunos-da-escola-Branca-Roza-Cabral.jpg

Nesta quinta-feira, dia 04, os alunos da Escola Municipal Branca Roza Cabral, na Ladeira das Palmeiras, aprenderam mais um pouco sobre o processo democrático na Câmara de Vereadores de Três Rios. Através da iniciativa de professora Cleide, que abordou o tema “Eleições” com  sua turma, a escola iniciou um processo para escolha de representantes dos alunos.

Com direito à campanha, debate, defesa de projetos e votação, foi eleita a chapa da aluna Ana Clara Santos, que tem como vice a aluna Isadora Fernandes Cardoso. As alunas obtiveram 86 votos e foram escolhidas para representar o elo entre as classes discente e docente.

“Foi realmente um processo bonito. Com fiscais, abertura de espaço para debates, campanha e votação. Embora muitos deles estejam longe de começar a votar, os alunos foram conscientizados de forma prática, sabendo a importância da votação, das escolhas e, mais que isso, reconhecer seus ideais. Ter a conclusão deste projeto, ou seja, a posse das alunas na Câmara de Vereadores de Três Rios muito nos alegra, porque podemos estar falando hoje para futuros vereadores, futuros representantes da nossa sociedade. Esta aproximação é muito sadia”, disse o vereador Francisco Carlos Gama (Bill).

Na ocasião, Bill que também reside na Ladeira realizou algumas homenagens: primeiro às alunas eleitas – Ana Clara e Isadora; ao voluntário da escola: Francisco José de Paula, carinhosamente chamado de tio Chiquinho; e diretora da escola: Bruna Braga Ponte Ferreira.

“A entrega destas moções muito me orgulha. Primeiro, às alunas por todo trabalho que tiveram até aqui para serem eleitas; ao Chiquinho que dispensa comentários. São 23 anos como colaborador incansável na escola, estreitando laços com todos e sendo muito prestativo e animado. E à professora e diretora, Bruna, pelo excelente trabalho realizado na comunidade. É uma tarde muito alegre e, eu gostaria que estas reuniões cheias se repetissem cada vez mais”, disse Bill.

Também participaram das homenagens os vereadores Cláudio Roberto Pereira (Mala Velha) e o presidente da Casa Legislativa, Nilcélio Sá. “Conhecer este processo de eleição entre alunos da Escola Branca Roza Cabral foi muito legal. Conscientizar na prática é uma forma muito bacana de ensinar. Parabenizo à professora Cleide que teve esta idéia, à diretora Bruna que comprou à idéia e ao apoio da Secretaria de Educação. Eu acredito na educação como forma de mudar vidas. Jovens conscientes vão transformar nossa nação. Que este trabalho sirva de exemplo e incentivo para outras turmas”, disse o chefe do Poder Legislativo, Nilcélio Sá.